Glossário

Enfarte agudo do Miocárdio: Mais conhecido como ataque cardíaco.

ADAMTS13: Enzima que corta o Fator de von willebrand (vWF) em filamentos menores, evitando a coagulação sanguínea desnecessária.

Anemia: Uma condição na qual o número de glóbulos vermelhos é baixo. Doentes com anemia costumam sentir fadiga (sensação de cansaço)

Anticorpo: Um tipo de proteína que ajuda a proteger o corpo contra infecções. Quando os anticorpos reconhecem uma substância estranha específica (como vírus ou bactérias) no corpo, ligam-se à substância para impedir que esta danifique o organismo.

Enzima: As enzimas são um tipo de proteína. Existem dezenas de milhares de diferentes tipos de enzimas no corpo humano, cada uma das quais realiza um trabalho específico para ajudar o funcionamento organico. Algumas enzimas quebram moléculas em pedaços menores, algumas juntam duas moléculas enquanto outras ajudam na digestão dos alimentos.

Anemia hemolítica: Um tipo de anemia causada pela destruição dos glóbulos vermelhos.

PTT imunomediada (PTTi): Outro termo para descrever a PTT adquirida. Refere-se ao fato de que a PTT é causada por anticorpos produzidos pelo sistema imunitário.

Imunossupressor/imunomodulador: um tipo de medicamento que suprime o sistema imunitário. É frequentemente usado em doenças autoimunes, onde o sistema imunológico está atacando células saudáveis

Icterícia: Uma condição em que a pele e o branco dos olhos parecem amarelos.

Petéquias: Pequenas manchas redondas que aparecem na pele como resultado de uma hemorragia.

Terapeutica com plasmaférese: o principal tratamento para pessoas com PTT. Consiste em remover o plasma do sangue e substituí-lo por plasma proveniente de um dador.

Plasmaférese: Outro termo para terapeutica de troca plasmática.

Plaquetas: As plaquetas são um dos principais componentes do sangue e desempenham um papel fundamental na formação de coágulos sanguíneos para evitar hemorragia.

Proteína: As proteínas são moléculas grandes que desempenham muitos papéis essenciais no organismo. As proteínas realizam as reações químicas que ocorrem nas células, ajudam nosso corpo a combater infecções, transmitem mensagens entre as células, transportam moléculas pelo corpo entre outras coisas. Existem muitos tipos diferentes de proteínas, incluindo anticorpos, enzimas e proteínas de transporte.

Púrpura: Refere-se a manchas roxas causadas por hemorragias sub cutaneas.

Trombocitopenia / Trombocitopénica: refere-se a uma condição na qual o número de plaquetas no sangue é menor que o normal.

Trombose: Refere-se à formação de um coágulo de sangue dentro de um vaso sanguíneo.

Multímetros de fator de von Willebrand de alto peso molecular: Moléculas grandes do fator de von Willebrand que estão presentes em doentes com PTT.

Fator de von Willebrand (FvW): Um tipo de proteína que é essencial no processo de coagulação do sangue. O FvW é a substância à qual as plaquetas se ligam para formar um coágulo.